sábado, 4 de dezembro de 2010

O sistema de saúde em nosso município é antiquado e ineficiente.antiquado por se apegar a velhos conceitos de concentração de atendimento,polarizando os atendimentos em dois locais específicos;que vem a ser o posto de saúde e o hospital ,fazendo com que a população aflua a estes locais ocasionando filas muitas vezes durante a madrugada desaguando por fim e como corolário em uma consulta relâmpago de no máximo cinco minutos .A coisa porem não para neste quadro lamentável,muito comum é o cidadão sair da consulta sem nada resolvido porem com um encaminhamento para o Hospital de Base de Rio Preto
Se é grande a concentração de pessoas a serem atendidas ou pura e simplesmente o desinteresse da equipe médica, ressalvada as exceções de praxe, o motivo para tão baixa resolutividade,só um estudo mais aprofundado poderia indicar.
Ineficiente!Pois mesmo que se tente melhorar um modelo de atendimento como o que temos jamais será satisfatório, pois é ruim já na sua essência.
Vejamos como funciona a saúde publica em países um pouco mais preocupados com o povo. Normalmente o medico mora no bairro onde reside a população a ser atendida.
Esta proximidade facilita ao profissional informações sobre o histórico da saúde e do estilo de vida que leva cada paciente ,dados estes que apenas uma convivência próxima pode demonstrar.o que ajuda tanto no tratamento como na prevenção das enfermidades.
Ao que tudo indica um profissional com este perfil já foi até comum ,era conhecido como medico de família pois atendia na própria residência do paciente.
Tal profissional cedeu lugar aos grandes hospitais e aos postos de saúde como se a existência destes tivessem de excluir aqueles.
Os profissionais que atendem nas casas porem sumiram apenas em nosso triste e problemático pais uma rápida pesquisa nos modelos de saúde de paises como França,Alemanha etc..pode-se notar que esta forma simples e eficiente é adotada.
Nações nem tão ricas ás supra citadas adotam o modelo como Cuba e a superpopulosa China .
Em Cuba onde a população tem uma expectativa de vida em torno de 76 anos para os homens e 80 para as mulheres o medico de família e a ênfase nos auto-exames dão o tom no modelo de saúde.
Enquanto na badalada Inglaterra existe um medico para cada 470 pessoas na ilha caribenha há um para cada 175.
A comparação com nosso sistema publico é assustadora .
Os remédios também são um capitulo á parte,enquanto no Brasil podem chegar a ter o valor de centenas de reais ou até milhares,em Cuba são produzidos por laboratórios totalmente nacionais e seu valor é subsidiado levando seu preço a no Máximo uma dezena de reais sendo comum custarem centavos!!!
Já no Brasil 70% de todos os medicamentos tem seu principio ativo importado da Europa ou EUA ,ou seja, algo vital para a sociedade esta em sua maior parte na mão de empresas transnacionais
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário