quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Passei dia desses próximo á igreja da matriz,e qual não foi minha surpresa ao ver junto com algumas das constantes reformas pela qual passa nossa antiga e piedosa capela,uma ostentosa grade circundando todo o perímetro leste do templo,o que me despertou a atenção de imediato foi a evidente intenção de quem idealizou a obra:Impedir que mendigos,andarilhos ou algum outro pobre sem ter onde reclinar a cabeça á noite encontre nos muros da matriz um encosto.
Lamentavelmente isso está próximo; muito semelhante mesmo às atitudes das casas de comércio que conheci em outras cidades e não tarda pelo andar da carruagem,logo será imitado por essas plagas que tem a triste mania de copiar tudo o que é ruim e colocar em pratica em nosso município,desde a criação de cães pitt- bulls até a construção de muros gigantescos em torno das casas,como se estivéssemos em plena idade média européia e a mercê de um ataque iminente de bárbaros assassinos.
Fico a imaginar duas coisas.
Primeiro: As pessoas estão ou são muito medrosas ,com o quê ou de quê têm medo fica difícil imaginar.
Segundo: Se as coisas estão assim agora, no inicio do século, como será que estará daqui a cem anos com o inevitável crescimento da cidade?
Se até a Igreja dá um exemplo desses ,pois é bom que se saiba que nem mesmo a Catedral da Sé em São Paulo está cercada por grades mesmo estando em uma cidade totalmente sem segurança
O problema todo reside no exemplo,sim no exemplo pois as igreja em questão é a maior representante,pelo menos ,há uns bons vinte séculos das idéias do Cristo.
Deveria ser ela a primeira a defender uma sociedade mais justa e menos perigosa onde seus filhos precisassem simplesmente criarem guetos para se sentirem tranqüilos.
Isso só demonstra um fato bem simples o nosso crescimento não passa de um inchaço nada saudável,não de uma evolução social onde o econômico caminha lado a lado com o desenvolvimento moral dos cidadãos
Algumas regiões do mundo atrasadas há meio século atrás como Espanha,Itália,e Irlanda conseguiram evoluir dessa forma a nós um longo caminho se avizinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário